como limpar pisos de madeira

Como limpar pisos de madeira

O piso de madeira é com certeza uma das melhores opções em decoração para quem busca beleza, requinte, durabilidade e mais que isso: praticidade quando o assunto é limpeza!

A facilidade da manutenção dos pisos de madeira no dia-a-dia é o que mais tem conquistado os proprietários  de imóveis em reforma e construção. E esta facilidade não é exclusividade apenas dos pisos de madeira não! Você também encontra em outro tipos de piso, como: tacos, pisos laminados, carpetes de madeira etc.

como limpar pisos de madeira

E a manutenção não poderia ser mais simples! Para a limpeza rotineira, use apenas uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó, seguidos por pano umedecido. Já para situações em que há a presença de líquidos que podem causar danos para seu piso, há outras medidas que devem ser tomadas rapidamente.

Como limpar piso de madeira

Para manter o piso de madeira sempre bonito é preciso alguns cuidados especiais. Veja abaixo nossa lista com ótimas dicas para limpar seu piso:

- Não utilizar produtos que possuam algum tipo de aditivo corrosivo ou abrasivo em sua composição. Esses produtos podem riscar e comprometer irreversivelmente o brilho da superfície de seu piso de madeira.

- Nunca fazer uso de ceras (mesmo para os pisos de superfície lustrosa). Este tipo de produto costuma formar uma película gordurosa sobre o piso de madeira, o que o torna escorregadio. Além de também mancharem sua superfície.

- Utilize sempre um pano macio e levemente umedecido para retirar a poeira do seu piso de madeira. Certifique-se de que o piso esteja bem varrido e livre de pedrinhas que possam riscar o piso no momento da limpeza.

como limpar pisos de madeira

- Não exponha o piso de madeira a quantidades excessivas de água. Embora seja um material resistente a líquidos, o mesmo não deve ser “lavado” como pisos cerâmicos  Deve apenas ser limpo com panos levemente umedecidos.

- Em caso de derramamento de materiais gordurosos, é indicado utilizar um pano umedecido em solução de água e sabão liquido neutro para remover totalmente a gordura. Porém, como dito acima, tome cuidado para não molhar demais o seu pano.

- Para tirar manchas mais difíceis, de pisos laminados e carpetes de madeira, experimente primeiro tentar limpar com o próprio pano torcido, esfregando a área suja pontualmente e com maior intensidade, usando as mãos.

- Para limpar manchas de suco de uva, vinho e café, por exemplo, uma alternativa à água com sabão neutro é a solução composta por 50% de água morna e 50% de álcool, dispensada sobre a sujeira através de pano úmido.

- Para remover manchas ocasionadas por esmalte de unha, aplique uma pequena quantidade de acetona pura sobre a sujeira, mas apenas sobre o local da mancha em si. Tome cuidado para não danificar o restante do piso tentando consertar a mancha.

- Para marcas de batom e tinta látex, basta usar a solução de água e detergente neutro na limpeza. Esta combinação costuma surtir ótimos resultados.

como limpar pisos de madeira

Ao limpar o piso de madeira, muitas pessoas tendem a usar produtos de limpeza em excesso, desnecessários e que podem prejudicar e impregnar a superfície do piso, causando ainda mais manchas e estufamento.

Por isso, é muito importante seguir as dicas de limpeza para seu piso de madeira continuar sempre bonito e resistente. Embora existam algumas diferenças entre os pisos de madeira, a forma de limpá-los é praticamente a mesma. Assim, tome as medidas necessárias para a limpeza do piso periodicamente, para que a limpeza se torne sempre mais fácil.

E você, o que costuma fazer para limpar o piso de madeira da sua casa ou escritório? Utiliza algum produto ou técnica especial? Conte para nós nos comentários abaixo, compartilhe suas experiências de limpeza conosco!

9 thoughts on “Como limpar pisos de madeira

  1. Pingback: Como mudar a cor do piso de madeira da sua casa | Piso de Madeira

  2. Pingback: Piso de madeira - Opções de decoração | Piso de Madeira

  3. Pingback: COMO MUDAR A COR DO PISO DE MADEIRA DA SUA CASA | BORBOLETA - CRISTINA BENEVIDES

  4. Edvaldo M Silva

    Boa tarde!
    Gostaria de uma orientação de como limpar o piso de madeira para valtar ao brilho de antes, apos uma reforma na casa caio muito pó das paredes e o piso ficou com uma crosta cinzenta.
    obrigado.

    Reply
  5. Maria de Lourdes(Malu)

    Para Limpeza Super Clean da Indusparquet! A cada quinze dias, tira toda a sujeira, deixando uma película com brilho. Leia as instruções do produto.Um pouco caro, mas rende e vale a pena! Para limpeza do dia a dia, varrer co vassoura de pelo e aspirar.,em seguida um pano bem torcido com agua somente e pronto.

    Reply
  6. lilian

    A MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS SOLTOU AGUA E O TANQUE TAVA ENTUPIDO O MOLHOU UMA PARTE DA SALA AONDE TENHO O CARPETE DE MADEIRA, JÁ PUXEI E SEQUEI, ESSA AGUA IRA DANIFICAR O PISO???

    Reply
  7. Marcia

    já tenho taco na minha casa a muitos anos e neste meses de setembro fiz a terceira raspagem, mas não ficou bom contratei uma pessoa pra fazer o serviço . mas depois que começamos a andar no taco ele ficou embaçado como se fosse como antigamente quando a gente passa se cera e conforme vai andando vai ficando embaçado chamei o rapaz ele vei fez de novo a raspagem mas não adiantou conforme estamos andando no taco esta ficando embaçado gostaria que vocês me desse uma explicação pois queria falar com ele de novo mas gostaria de saber mais sobre o que esta acontecendo para ter como argumentar estou muito triste pois das outras vezes que fiz ficou muito bonito meu taco pareca um espelho .Obs: depois que passamos o produto s fomos entrar nos comados depois de cinco dias; e aplicação foi feita pela mesma pessoa que fez das outras vezes

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>