raspagem de taco de madeira

Raspagem de taco de madeira – O que é e como fazer

Muitas pessoas utilizam em suas residências ou empresas os famosos tacos de madeira. Eles são uma ótima opção de revestimento de pisos e já são utilizados há muitos anos, bem antes de surgirem opções mais modernas, como os pisos laminados, por exemplo.

Porém, algumas residências já utilizam este tipo de taco há muito tempo, o que faz com que o piso fique bem velho e desgastado, por causa do alto volume de pessoas transitando, móveis sendo arrastados, animais correndo pela casa etc. Desta forma, acaba chegando um momento em que é preciso reformá-lo para que não se perca de vez.

E é neste momento que muitas pessoas não sabem o que fazer para recuperar o taco de madeira. Ainda mais quando tentam encontrar tacos para reposição e, muitas vezes, não encontram por serem muito antigos. Mas existem algumas formas muito simples de recuperá-los sem ter que arrancar e substituir os tacos velhos por outros mais novos.

Raspagem de taco de madeira

A opção mais viável talvez seja a raspagem de taco, um processo simples e barato que pode salvar seu querido piso, cultivado há muitos anos. Com o tempo, os tacos de madeira acabam ficando ásperos, manchados, riscados e sem brilho, o que faz com que o morador precise tomar algumas atitudes para que o taco fique novo novamente.

E a raspagem de taco é muito simples de ser feita e dá conta do recado. Basicamente, você precisará de uma lixa grossa, para realizar o lixamento de toda a superfície do piso e deixá-lo liso novamente, sem ondulações, como se estivesse novo.

raspagem de taco de madeira

Piso de madeira danificado pelo tempo

Após este processo, usa-se uma lixa mais fina, para retirar os riscos deixados pela lixa mais grossa. Assim, o piso fica lixado e sem marcas muito profundas do lixamento realizado no primeiro momento. Logo em seguida, é preciso realizar a calafetação das juntas dos tacos de madeira, tampando as juntas que estiverem quebradas ou muito separadas.

Posteriormente, faz-se um polimento dos tacos com uma lixa fina para realizar o acabamento. Por fim, limpa-se toda a superfície do piso para retirar o excesso de pó proveniente dos lixamentos feitos no piso.

Ao final, aplica-se uma resina para que o piso possa retomar o seu brilho, como se estivesse novo novamente. Fica a critério do aplicador fazer uma ou várias aplicações da resina. Tudo dependerá do estado do piso e da necessidade de aplicações para que ele retome o seu brilho.

Alguns profissionais do ramo utilizam lixadeiras profissionais para realizar o trabalho, facilitando e agilizando o processo de lixamento dos tacos.

Muitas pessoas costumam contratar empresas especializadas em lixamento de tacos para realizarem o serviço, fato este que também é uma excelente opção para quem não quer ter muito trabalho.

Vídeo de raspagem de tacos

Para que você possa entender melhor como funciona a raspagem de tacos, deixamos abaixo um vídeo mostrando os detalhes do procedimento de restauração de um piso com tacos de madeira, confira:

O preço do lixamento e raspagem dos tacos de madeira dependerá do tamanho da área a ser restaurada. Não é um serviço tão caro, porém é preciso fazer alguns orçamentos antes de fechar o negócio, escolhendo muito bem a empresa a ser contratada.

E assim é feita a raspagem dos tacos de madeira de uma residência. Este é um procedimento rápido e prático para ajudá-lo a recuperar o seu piso sem a necessidade de trocar peças ou realizar uma obra muito grande, evitando assim a quebradeira e o alto investimento financeiro.

8 thoughts on “Raspagem de taco de madeira – O que é e como fazer

  1. Almir Araujo da Costa

    Boa noite!

    Gostaria de obter informações a respeito de colocação e raspagem de taco usado.

    Fico no aguardo.

    Grato

    Almir da Costa.

    Reply
    1. Raspagem de tacos

      Existem variados tipos de resinas e marcas, poderíamos citar synteko, bona, skania, cascolac, vita e cada empresa por sua vez contando com uma linha variadíssima de produtos.

      Portanto vai depender de quanto pode pagar e qual resultado deseja, por exemplo brilhante, fosco, alto trafego, baixo trafego e por ai vai, é uma equação com muitas variáveis.

      Grato

      Reply
  2. Letícia Magalhães

    Olá, gostaria de saber se a empresa realiza servisos em minha cidade? Moro em Juquiá- sp, próximo a Registro, fica as margem da BR 116. Estou fazendo pesquisa para restaurar o taco da minha casa. Obrigada.

    Reply
  3. Alexandre

    Olá,
    entrei em contato com alguns profissionais da área para saber sobre a aplicação de synteko ou bona. Acabei ficando em dúvida, pois um desses profissionais afirmou que a qualidade do serviço com bona seria superior, além de ser a base de água, só que mais caro. Já o outro me disse que o serviço feito com synteko fica bem melhor do que com bona, mas tem cheiro forte e seria necessário ficar fora de casa durante o serviço, além do que faria muita sujeira de pó da madeira.
    A raspagem faz necessariamente muita poeira ou dependo de quem faz o serviço? Como vou pintar a casa antes, fica a preocupação da poeira sujar as paredes.
    Desde já, grato pela atenção
    Alexandre

    Reply
  4. vilma santos

    por favor, mandei lixar e calafetar os tacos do quarto (peroba rosa), amei a cor somente assim, clarinho, sem passar nada, nao vai danificar, posso deixar como esta, limpando apenas com pano umido? Ha algum produto que nao altere esta cor clara que eu mesma possa passar tipo stain, verniz que seja especifico para o chao e que resista ?

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>