piso laminado de madeira

Tipos de piso de madeira

Neste post falaremos um pouco sobre os diversos tipos de pisos de madeira disponíveis no mercado para você decorar a sua casa. Preparamos uma lista com os tipos de pisos, uma breve explicação sobre eles, as formas de instalação do piso de madeira e algumas características principais. Além de imagens para exemplificar.

Para escolher o melhor tipo de piso de madeira para sua casa ou escritório, é preciso levar em consideração alguns aspectos importantes, como:

  • Tipo de madeira;
  • Cor do piso;
  • Durabilidade;
  • Marca do produto;
  • Modo de instalação etc.

Desta forma, você poderá escolher o seu piso da melhor forma possível. Alguns deles podem variar em sua cor, tipo de madeira ou acabamento, com ou sem verniz, por exemplo. Confira a lista dos principais tipos de pisos de madeira do mercado:

ASSOALHO

Este tipo de piso é formado por réguas de madeira maciça com comprimento, espessura e larguras variáveis. Desta forma, você pode distribuí-los da forma que achar melhor, formando desenhos, paginações exclusivas etc.

assoalho

Instalação: O assoalho pode ser instalado de forma direta, aplicado sobre o contrapiso por barroteamento, que são pequenas peças de madeira embutidas no contrapiso onde as peças são fixadas. O seu fixamento é muito simples, possuindo encaixes laterais que facilitam a instalação.

Características: As principais características deste produto são a durabilidade e o acabamento, além da fácil instalação.

CARPETES DE MADEIRA

Os chamados carpetes de madeira são, na verdade, lâminas de madeira com base de compensado, que medem cerca de 7mm de espessura e possui dimensões variáveis.

carpete de madeira

Instalação: A sua instalação é do tipo flutuante, onde as lâminas de madeira são assentadas sobre manta plástica e fixadas lateralmente por colagem ou encaixe entre as peças. É o tipo mais utilizado nos dias de hoje.

Características: Este tipo de piso é muito fácil de se instalado, podendo ser feito pelo próprio morador da casa. Há a possibilidade de ser instalado por cima de piso já existente sem maiores problemas. O único porém é que o carpete de madeira pode riscar com facilidade, não sendo indicados para áreas de grande circulação.

LAMINADOS

Os pisos laminados, muito famosos nos dias de hoje, nada mais são do que réguas de material composto, com cerca de 8mm de espessura, prensados e resinados, reproduzindo, na superfície, padrões de madeira.

piso laminado de madeira

Instalação: Sua instalação também é muito simples, contando com réguas de madeira que são fixadas entre si por colagem ou encaixe, e apoiadas no próprio piso.

Características: Possui encaixe lateral entre as peças e pode também ser instalado sobre pisos já existentes no local. A aparência do piso, por vezes, é artificial, sem aquela aparência de madeira natural.

TACOS E PARQUETES

Os tacos são pequenas placas de madeira maciça com tamanhos variáveis, que podem ser montados de acordo com o desejo do cliente, formando diversas formas geométricas para decorar os ambientes. Já os parquetes são placas compostas por pequenos tacos rejuntados, formando mosaicos.

tacos de madeira

Instalação: A instalação é feita pelo método de colagem sobre o contrapiso.

Características: Atualmente, colas especiais tornaram a fixação mais resistente, diminuindo o risco das peças descolarem, o que era um problema anos atrás. A possibilidade de formas mosaicos no piso é um atrativo para os clientes que gostam de pisos personalizados.

Tenho certeza que depois deste post ficou muito mais fácil escolher o seu próximo piso de madeira, não é mesmo? São muitas as opções disponíveis no mercado, e todas elas contam com as maravilhosas vantagens de se ter um piso de madeira, como durabilidade, segurança, fácil limpeza, decoração etc.

3 thoughts on “Tipos de piso de madeira

  1. Pingback: Fotos de ambientes com pisos de madeira | Piso de Madeira

  2. Pingback: Como limpar pisos de madeira | Piso de Madeira

  3. Pingback: Como mudar a cor do piso de madeira da sua casa | Piso de Madeira

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>